Recomendado

Revolta contra a EMEL e a decisão de alterar regras de estacionamento, renovar cartões de residente mediante pagamento anual de 12€ e outras malfeitorias.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Pinturas das marcações de estacionamento público


Desde esta semana que começaram a ser avivadas as marcações dos lugares de estacionamento público, como se pode ver na fotografia.

Estas marcações aparentemente, reavivam apenas as pinturas já existentes, se bem que tenhamos recebido um comentário afirmando que os números de lugares diminuíram. Fica-se a aguardar melhor explicitação de onde se está a verificar isso, para tentar saber quais os motivos das alterações se elas existirem.

21 comentários:

  1. Mas o melhor é que é nas ruas mais esboracadas que eles estão a pintar sem que tenha sido alcatroado o pavimento, Ilariante! Acho muito bem empregue o dinheirão que paguei pelos dísticos, nas ruas principais é que não são alcatroadas, se calhar é um castigo porque não deixámos que essas ruas fossem a pagar à la gardere, pelo menos faz sentido.

    ResponderEliminar
  2. Entendi... Corrige o português. Está carregado de erros medonhos...

    ResponderEliminar
  3. O que me apraz comentar é que podemos desde já chegar à conclusão que nem a Domingos Sequeira nem a Ferreira Borges vão ter qualquer intervenção a nível de pavimento – o que é de louvar porque ambas estão em óptimo estado de conservação, sobretudo para a chuva que se avizinha (nada melhor que a combinação basalto – água para dar trabalho às oficinas de bate-chapas).
    O mesmo se adivinha relativamente à Rua de Campo de Ourique.

    A Maria Pia, como é “rés-vés Campo de Ourique” é terra de ninguém, e dentro em pouco cairá para a ribeira de Alcântara. Muitas das casas, que até são propriedade da Câmara, já estão com uma inclinação que não deixa qualquer dúvida.

    Já agora, e porque como já comentei varias vezes, CO não é só o trânsito, chamo a atenção para a renovação da actividade cultural da velhinha Padaria do Povo, que teve direito a grande reportagem nos jornais deste fim-de-semana.
    Esse é outro exemplo de História viva que deveria ser mais conhecido e acarinhado.

    E como se satisfaço com pouco, dou as boas vindas à Tentadora, de cara lavada, e fico feliz por não terem destruído nem o quadro nem o painel de madeira – salvo pelos empregados na anterior intervenção.

    ResponderEliminar
  4. Uma casa de pão e de cultura
    por J.A. SOUZA

    Nasceu em 1904, com o empenho da rainha D. Amélia, para fazer pão que era vendido mais barato aos pobres das freguesias lisboetas de Santa Isabel e Campolide. Durante o regime de Salazar transformou-se num foco de resistência. A Cooperativa Padaria do Povo pretende voltar a ser uma casa de cultura.

    Cento e cinco anos depois, a Padaria do Povo ainda existe no bairro de Campo de Ourique, mas o seu propósito inicial – fornecer pão mais barato aos pobres – já acabou há umas seis décadas.

    Zaluar Basílio, professor universitário, preside hoje interinamente à instituição. Nas últimas eleições, no ano passado, foi candidato à vice-presidência na lista em que mais uma vez era candidato à presidência Lopes Vítor, que durante sucessivos mandatos esteve à frente dos destinos da padaria. Acontece que Lopes Vítor, de 87 anos, nunca chegou a tomar posse de mais esse mandato: impossibilitado, vive agora no lar da Casa do Artista. E Zaluar Basílio, por força desta circunstância, preside interinamente à instituição.


    «Queremos reanimar a padaria», diz à NS’. Implícito está o reconhecimento de que nos últimos anos a casa foi morrendo, como aliás aconteceu a outras instituições desta natureza. Os espaços onde antes se desenvolvia intensa actividade cultural foram aos poucos sendo reduzidos a paredes para uns copos ou jogatana. Curto e grosso: as paredes da Padaria do Povo chegaram a motivar de alguns vizinhos sucessivas queixas por... má vizinhança.

    Parte das instalações estão alugadas a uma empresa de transportes cujos veículos ocultam quase diariamente a bela fachada do edifício. Outro espaço está alugado a uma casa regional, que na verdade já não funciona.
    Mas há um problema suplementar: políticas de gestão anteriores fizeram desses inquilinos simultaneamente cooperantes da Padaria do Povo.

    Em tempos, funcionou na padaria a chamada Universidade Popular [ver caixa] criada por Bento de Jesus Caraça, o célebre matemático sobre quem Fernando Pessoa escreveu ser «um camponês que andava preso em liberdade pela cidade». Em tempos houve muitas e variadas sessões culturais, e ainda hoje gente com 50 anos mal medidos ali pôde assistir a sessões de cinema. Em tempos houve bailes (que hoje ainda há). Quase todo esse passado está em stand by, e a aposta dos actuais responsáveis é recuperar o tempo perdido.


    Há muito que não punha os pés na sede da cooperativa, nada agradado com o menos bom ambiente que ali foi crescendo, designadamente no bar, concessionado a um cooperante. Aceitou voltar ali e manifestou o desejo de que o tempo volte para trás. «Esta casa não pode morrer», diz.

    retirado na parcialmente do jornal DN

    ResponderEliminar
  5. então e não há notícia de pressões para que as ruas de acesso principal a CO tenham tb intervenção? A comissão que foi à reunião com a EMEL faça o favor de se pernunciar sobre esta situação a quem de direito que assim é uma autêntica cretinice à pop. de CO

    ResponderEliminar
  6. Está em curso um novo jogo em Campo de Ourique que se chama qualquer coisa como "PaintEmelga". O grupo organizador vai divulgar o jogo através de um site na internet onde se poderá ver o Ranking de pontuações por ruas.
    Trata-se de utilizar marcadores de Paintball (as pistolas) para atirar nos Emelgas. O grupo considera a brincadeira inofensiva e, confesso, que até tem muita graça e imaginação, ou não fosse Campo de Ourique um bairro recheado de talento.

    Cada rua terá a sua cor, sendo que já há jogadores "armados" nas seguintes ruas:

    Tomás da Anunciação - Cor amarela
    Coelho da Rocha - Cor azul
    4 de Infantaria - Cor vermelha

    Pontuação:

    Se acertar no boné: 1000 pontos
    Na camisa - Frente: 500 pontos
    Na camisa - Costas: 250 Pontos
    Nas calças - Frente: 100 pontos
    Nas calças - Costas: 50 pontos
    Nas calças - zona da rabadilha: 1000 pontos

    Cada Emelga tem duas fardas, pelo que se for "marcado" 2 dias seguidos ficará em casa a descansar enquanto a farda seca.

    Existem alguns comerciantes que já manifestaram interesse em patrocinar o campeonato com alguns prémios em géneros para os primeiros classificados.
    O campeonato será sempre por ruas e nunca individual, embora os “snipers” possam utilizar o nickname associado à sua rua.

    Os regulamentos de atribuição e confirmação de pontos serão anunciados no site.
    A caça aos Emelgas abre em Outubro. Toca a treinar.
    Estou comprador de uma pistola de paintball usada para começar a pontuar.

    ResponderEliminar
  7. Humor, criatividade e imaginação.
    Sugiro nova contribuição para combater a vergonha que se verifica na formação dos preços dos combustíveis.

    ResponderEliminar
  8. As equipes que pintam s lugares já andam no bairro, mas das equipes das passadeiras nem notícia.
    É a felicidade de muitos dos contribuintes para os comentários neste blog.

    Viva o trabalho especializado em Portugal!

    ResponderEliminar
  9. É espantoso a agilidade da Câmara Municipal de Lisboa (ou da EMEL) na pintura dos locais de estacionamento. Contudo, vamos ver quanto tempo conseguem demorar a (re)colocar as passadeiras nos respectivos locais. Com o novo piso, Campo de Ourique transformou-se num recinto desportivo para carros em alta velocidade (sem zonas de desaceleração). Pena que os actuais responsáveis da Câmara Municipal de LIsboa e da EMEL não tenham que atravessar qualquer uma das ruas em Campo de Ourique.

    ResponderEliminar
  10. É inadmissível que não se faça outra reunião com o presidente da junta e com a Emel para por termo às marcações de lugares, o que nos foi fito era que a emel só iria pintar os riscos existentes, mas como já se viu além de estarem a pintar lugares maiores aos originais dando aso a haver menos lugares, também retiraram lugares em espinha onde existiam, isto vai ser um caos.

    ResponderEliminar
  11. Tá na hora de vender um dos 3 carros da família não?

    ResponderEliminar
  12. A mim o que me parece é que está tudo parado.
    Ou acabou a tinta, ou foram de férias, ou estão à espera das eleições. Vá lá, já conseguiram pintar as passadeiras junto á Escola Manuel da Maia, não sei se para os alunos passarem ou para os eleitores votarem.
    Muitos parquimetros que foram arracados também ainda não foram repostos.
    Não deve ser deste ano, o tal "arranque" em 1 de Outubro....

    ResponderEliminar
  13. O que é certo é que já pagamos para a porcaria dos dísticos e o seviço público que todos estávamos à espera não aconteceu. As passadeiras não foram pintadas, retiraram lugares onde era em espinha, não acabaram de alcatroar, enfim se isto não mudar garanto que não pago nem mais um cêntimo à Emel pela porcaria do dístico, se calhar a receita não foi o que estava à espera e não deu para fazer tudo, mas há o cá calharás.

    ResponderEliminar
  14. "Campo de Ourique encontra-se actualmente quase sem passadeiras. O mês de Agosto foi aproveitado para repavimentar as estradas mas quando chegou a altura de refazer os desenhos no chão, esqueceram-se das passadeiras. Curiosamente, as marcações dos lugares de estacionamento (que permitem à EMEL cobrar) foram feitos num ápice. Gostaríamos muito que a autarquia se preocupasse tanto connosco como com a EMEL."
    Enviei esta mensagem para o programa Nós Por Cá da SIC. Pode ser que eles peguem no assunto e a autarquia se envergonhe.

    ResponderEliminar
  15. Já enviei montes de mails e fiz telefonemas para esse programa desde que esta situação começou e nem uma palavra.

    ResponderEliminar
  16. E se nos juntássemos uns tantos e fossemos juntos à junta para pedir explicações?

    ResponderEliminar
  17. "Anónimo disse...
    E se nos juntássemos uns tantos e fossemos juntos à junta para pedir explicações?

    16 de Setembro de 2009 16:21"

    Ora aí está uma boa sugestão.
    Tim vamos nessa? Contem comigo.

    ResponderEliminar
  18. Vamos então?
    Quando querem combinar?
    O melhor será quarta feira pelas 11h da manhã para apanhar o presidente da junta e os seus camaradas de carteira, sim porque como o sr presidente disse na revista que deu, "a junta já só serve para passar certificados de cães" não deve ter muita coisa que fazer para lá estar muitas horas.
    aguardo confirmações para fazermos alguma coisa para resolver o problema que já se viu não se vai resolver sozinho, e como as eleições estão à porta e o sr presidente está de abalada não quer saber o que fica por fazer para o próximo chulo que vem ocupar o lugar dele.

    ResponderEliminar
  19. Se estacionar num lugar da emel sem colocar o papelinho mas sem prejudicar carros nem peoes sou multado . Pelo contrario se estacionar na passadeira nao há problema , nem emel nem PSP fazem nada.

    ResponderEliminar
  20. È mentira! Se estacionar na passadeira ou nas segundas filas é multado e bloqueado pela EMEL pois são autoridade administrativa equiparados a agentes da autoridade!

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue