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Revolta contra a EMEL e a decisão de alterar regras de estacionamento, renovar cartões de residente mediante pagamento anual de 12€ e outras malfeitorias.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Reflexos da mobilização dos residentes


A maneira extemporânea como foi concluída a reunião com a EMEL, não permitiu que fossem anunciadas taxativamente as decisões já aceites durante o período de discussão.

Ao longo do período em que se trocaram opiniões, tinha já ficado assente que o processo de alterações ao estacionamento, tal como estava previsto para arrancar em Agosto, seria pura e simplesmente abandonado no que diz respeito a zonas. Ficou em aberto uma proposta que parece pouco provável vir a merecer qualquer apoio, que previa para ruas em que não houvesse comércio, a possibilidade dos residentes reivindicarem zona de estacionamento só para eles.

De qualquer modo, pode-se anunciar que o processo de alterações se encontra interrompido neste momento.

A partir da próxima 2º feira está previsto começarem discussões tripartidas, entre EMEL, junta de freguesia e residentes/comerciantes, para estabelecer um plano da implantação de parquímetros nas ruas que não estavam previstas serem de estacionamento tarifado. Assim conclui-se que este movimento conseguiu começar a fazer valer as suas posições, que levaram ao afrontamento de uma decisão mal estudada e mal planeada da EMEL.

Mas isto é apenas o princípio de um movimento de indignação perante aquilo que é injusto, discriminatório e inconstitucional.

Os moradores de Campo de Ourique deram uma prova do que vale a força da razão, quando para a fazerem valer se unem em volta de uma afirmação de vontades. Muitas das entidades públicas do país estão habituadas a decidirem a seu bel-prazer, sem quererem saber qual a opinião e o sentido do querer dos cidadãos.

Não queremos fazer valer o exemplo da Maria da Fonte, mas depois daquilo que se passou em Campo de Ourique durante duas semanas, nada poderá continuar como dantes. Para já, a população de Lisboa que sofreria outros desmandos da EMEL após a "operação Campo de Ourique", bem pode agradecer por este colocar em sentido daquela empresa. Que isto seja exemplo a seguir por todas as populações desrespeitadas pela "besta" estatal.

Ademais, sabendo-se que entre as duas candidaturas mais sonantes à Câmara de Lisboa existem opiniões divergentes quanto ao modo como se deve resolver o problema do estacionamento, só há que protelar qualquer decisão até se saberem os resultados eleitorais para então se agir em conformidade.

22 comentários:

  1. Em Campo de Ourique todos somos importantes, é um bairro único cheio de vida , com comércio próprio, que os residentes se orgulham.
    Para o bem deste bairro exemplar juntamo-nos para optarmos o que será bom para todos.

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  2. Dizes bem, "isto é apenas o princípio de um movimento de indignação".
    Sinceramente, habituado que estava a ver as pessoas apáticas e a aceitar todos os desmandos de boca calada, nunca pensei que esta união de vontades chegasse onde chegou. Os nossos vizinhos estão de parabéns.

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  3. Como disse um ilustre vizinho que já nos deixou:
    "Produto de dois séculos de falsa educação fradesca e jesuítica, seguidos de um século de pseudo-educação confusa, somos vítimas individuais de uma prolongada servidão colectiva. Fomos esmagados por liberais para quem a liberdade era a simples palavra de passe de uma seita reaccionária, por livres-pensadores para quem o cúmulo do livre pensamento era impedir uma procissão de sair, de Maçons para quem a Maçonaria nunca foi mais do que uma Carbonária ritual. Produto assim de educações dadas por criaturas cuja vida era uma perpétua traição àquilo que diziam que eram, e às crenças ou ideias que diziam servir, tinhamos de ser sempre dos arredores..."
    Talvez este movimento espontâneo que se gerou ajude a quebrar esta submissão a que os portugueses têm estado sujeitos. Quem sabe se este pequeno episódio não será um parágrafo na nova História, que tantos ainda têm esperança, venha a ser escrita pelo portugueses e por Portugal.

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  4. Caros vizinhos,
    Estamos de parabéns, com esta união humana temos todas as capacidades de lutar pelos nossos direitos e não o que apetece a determinadas entidades que nem o mínimo esforço fizeram para perceber este nosso Campo de Ourique

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  5. Moro no bairro há escassos meses apenas. Mas, como se outros motivos não houvesse, pelo espírito de união e pela raça demonstrada por este pequeno bairro, digo que é uma honra ter-vos como vizinhos. Todos estão de parabéns.
    Não quero cantar vitória, porque se alguma coisa a vida me ensinou é que promessas de político só são de acreditar quando as temos na mão (lamento se ofendo alguém). E quem diz planos de estacionamento só viáveis para tecnocratas para quem Lisboa é uma maquete de contraplacado no gabinete, diz para outras coisas: seja qual for a cor política da câmara, seja em que pelouro for, haverá no futuro outras decisões absurdas e danosas para os interesses legítimos de todos nós. Todos perceberam que, juntos, temos um poder muito especial, que nunca teriamos isoladamente: podemos ter uma voz a dizer no que toca à gestão deste bairro e desta cidade. Espero que este canal de debate entre vizinhos, que se abriu com esta questão, não se feche e mesmo que se alargue a mais questões que interessam a todos.

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  6. Um conjunto de egoístas decidiu continuar a viver como selvagens na pocilga.

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  7. somos um conjunto vasto de vizinhos unidos e felizes com o bairro que temos, não precisamos da opinião de quem nada entende de campo de ourique,

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  8. Caros vizinhos, conseguimos uma vitória mas não ganhámos a guerra, temos de continuar atentos e vigilantes e fazer com que a legalidade se mantenha no nosso bairro, sem descriminações bizarras criadas nos maquiavélicos gabinetes dos que se governam á nossa custa.
    Preparemo-nos para as próximas lutas que se aproximam. É que esta novela ainda não acabou!

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  9. Caros vizinhos:

    A linha Amarela do METRO vai-se estender para a Estrela, Infante Santo e Alcântara e para Campo de Ourique vai a linha vermelha. Porque é que ninguém fala disto? Estão completamente obsecados com o carro! Será que ninguém se deu conta da existência de transportes públicos? Ninguém se interessa pelos projectos públicos que vão alterar radicalmente a mobilidade dos municipes na zona de Campo de Ourique & Amoreiras?!

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  10. Sandra, existe de facto esse plano (pode consultar-se no site do metropolitano de Lisboa), mas até termos uma estação de metro em Campo de Ourique, muito provavelmente, será de esperar ainda uns bons 5 anos, na melhor das hipóteses. Até lá, as pessoas têm de continuar a ir para o trabalho todos os dias.

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  11. Caro vizinho,
    "Sandra "
    O nosso bairro não é comparável com num outro somos únicos, e nós temos que lutar para nosso bem não queremos colombos nem coisas do género, queremos simplesmente o nosso comércio e se o queremos também o temos que ajudar, já pensou como é o lugar deles com a emel.
    As pessoas trabalham e lutam pelo seu trabalho com metro ou sem metro a solução não é a emel.
    somos um bairro de rotação em que os que moram cá e trabalham fora dão lugar aos que entram para cá trabalhar somos um bairro vivo, somos pessoas e um bairro comVida

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  12. E além disso se entra para aí o metro então está tudo estragado, vêm de todos os lados e lá se vai o nosso simpático e seguro bairro, além disso CO não é viável com nenhum metro, os governantes e os túneis e depois é só buracos financeiros para os cidadãos pagarem, Não! temos de fazer tudo para que o bairro de CO seja um bairro de pessoas amigas e conhecidas como à muito tempo era, temos aqui a chance que nos faltava para sermos novamente um bairro como se de uma boa vila se trata-se no meio da cidade!
    O próximo presidente da junta tem é de se preocupar com quem cá mora, tem de saber muito bem de que é que as pessoas se queixam, tem de se preocupar com a limpeza e aprumo de um bairro único no país. Não é preocupar-se em mudar de fato para a fotografia e fazer um mamarracho da escultora XPTO ao pé de um monumento tão único como a Igreja de Santo Condestável, só porque a 1ª está com ele na foto, ele e os outros urubus que estão sempre por detrás e dizer na entrevista que"... as pessoas pensam que a junta pode e deve fazer muitas coisas mas que não é assim, que o que se acontece realmente é a maior parte do tempo está a passar vistos para cães..", então se só serve para isso não é preciso haver junta nem mamões com ordenados avultados só para passar vistos a cães.
    Temos de ter um presidente da junta que goste de CO e saiba dos REAIS problemas do bairro, para termos outra vez a mesma vida e simpatia de à 30 anos atrás (só que agora felizmente) ainda com mais nível.

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  13. Isto sim, está-se no emprego e telefona-se para a farmácia para encomendar medicamentos que já sei que não têm em stok para levantar à noite quando chegar, isto sim é qualidade de vida! Viva CO! Viva a união das pessoas e da simpatia mutua e respeito! Se se combina para deixar um carro a tapar outro porque são vizinhos, isso sim é civismo e vizinhança. Se todos nos conhecermos seremos muito mais felizes, e este bairro seria de uma vida estonteante, com lojas, pessoas e crianças por todo o lado.

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  14. Gostaria de perguntar ao Anónimo das 11:38 o que são para ele "os REAIS problemas de CO"?

    Para mim o primeiro de todos é o estacionamento.

    Não acho normal que os idosos tenham de atravessar pelo meio da rua porque os carros estão nas passadeiras, que as mães andem com os carrinhos de bebé pelo meio da rua pelo mesmo motivo. Penso que como eu também não gosta de andar com os sacos das compras,( que penso que faz no bairro), pelo meio da rua para atravessar. A não ser que faça como muitos, e ponha o carro à porta da loja com 4 piscas, porque se "vai só ali".

    Acho ainda interessante dizer que não ao metro em CO, um meio de transporte rápido, pouco poluente e que ligaria o bairro mais rapidamente à cidade.

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  15. Que eu saiba o bairro de CO é na cidade ou será que estou à anos enganado????

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  16. Peço desculpa mas tenho de descordar com o sérgio, olhe que muitas vezes vejo as passadeiras sem carros e as pessoas idosas e com carrinhos passam tb no meio dos carros porque a loja a que querem ir é "só ali à frente" enão quer andar do princípio ao fim do quarteirão para atravessar, Já para não falar de quando se para numa passadeira para deixar os idosos e senhoras com carrinhos e os mesmos dizem para avançar que eles têm tempo, por isso concordo com o anónimo das 11:38 há de facto problemas reais mais urgentes que a implementação de riscos no chão de CO.

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  17. Posso corrigir por preciosismo:

    "... acesso mais rápido a toda a cidade."

    Claro que existem várias situações, mas não me diga o Anónimo das 13:19, que a partir das 18h as passadeiras estão desimpedidas na maioria do bairro.
    Não pretendo generalizar situações, apenas apontar o que para mim é um grave problema do bairro, em relação ao qual não há muita preocupação da parte das autoridades.
    Já num post anterior referi, que não será a "pseudo-solução" da EMEL a resolver isto, mas há que começar por algum lado. Como estão as coisas é que não me parece que seja bom para todos, moradores, comerciantes ou visitantes.

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  18. sim, concordo, mas para começar tem de ser para algo construtivo e com visão futura, eu não estou contra à EMEL estou contra a forma como tudo isto foi conduzido, porque para resolver este problema do estacionamento, não se começa por pedir dinheiro, arranjar dísticos e pintar o chão e multar, 1º tinha de se arranjar espaço para albergar tanta viatura e depois avançar com os dísticos, multas e pinturas..., se calhar aí até concordava com as linhas vermelhas mas assim como foi apresentado é que não, assim só vêem agravar a situação e não melhorá-la que acho deveria ser a prioridade.

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  19. Pois, aí é que está o problema, meu caro, é que não se pode construir lugares de estacionamento para todos os que têm carro e para todos os que quiserem vir a ter carro. É impraticável, a menos que os pague do seu bolso. Portanto, a solução não é arranjar parques para os carros todos, a solução é diminuir drasticamente o parque automóvel. Começando por desincentivar as pessoas de ter carro. Por exemplo, cobrando pelo respectivo estacionamento...
    Coisas que os países evoluídos da Europa já fizeram há séculos...

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  20. Uhm... e que tal uma solução de compromisso e arranjar um silo de carros, que para os moradores seria gratis, já que temos de pagar a senha de estacionamento?
    Eu tenho carro, mas para me deslocar dentro de Lisboa, utilizo geralmente os transportes publicos, ou vou a pé. Só que... tenho de estacionar o dito em algum lugar enquanto apanho o 28, não?

    De qualquer das formas, é preciso ver que de forma alguma os problemas de CO se resumem ao transito. Vamos ver... e as crianças e jovens... brincam onde? No parque minimo com 4 baloiços ocupado por um colegio? E jogam à bola por entre os carros? E os jovens, pelos quais todos dizem terem tanta preocupação... o que podem fazer para alem de se sentarem à mesa de um cáfé ou ficarem em casa em frente à tv ou ao computador?
    Se querem manter CO como "um vila dentro da cidade" entam lutem por todas as estruturas a que uma vila tem direito!

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  21. Sim, concordo com anónimo 11:19, CO tem de haver um presidente da junta que não seja do PSD, para por cobro a todos os problemas, uma pessoa que conheça o bairro e as pessoas, que dê soluções viáveis e credíveis para que seja uma bairro cheio de vida e com boas condições humanas e estruturais.

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  22. O ideal para isso seria um presidente de junta do PNR

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