Recomendado

Revolta contra a EMEL e a decisão de alterar regras de estacionamento, renovar cartões de residente mediante pagamento anual de 12€ e outras malfeitorias.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

EMEL reúne moradores: estacionamento público em discussão


Estão marcadas duas reuniões de esclarecimento pela EMEL quanto à problemática levantada pela aplicação das novas regras a vigorar a partir de 1 de Agosto em Campo de Ourique.

Em função de toda a celeuma criada com estas alterações ao ordenamento de trânsito no bairro, a EMEL através da Junta de Freguesia de Santo Condestável anunciou a realização de sessões de esclarecimento à população, a terem lugar nos Salesianos pelas 21H00, 2ª feira 27 de Julho destinada a comerciantes e 29 de Julho para público em geral.

Nestes encontros espera-se a presença do responsável máximo da EMEL, pessoa que se espera capaz de dialogar construtivamente com as populações insatisfeitas pelas marcações de zonas de estacionamento pago e outros detalhes.

As obras de alcatroamento efectuadas ontem na Rua Tomás da Anunciação (Jardim da Parada) e entretanto concluídas, levantaram alguma preocupação especialmente entre os profissionais dos táxis, que temiam estar em curso também a deslocalização da praça de táxis.

A Junta de freguesia tentou que temporariamente o prejuízo com os trabalhos na via não fosse muito afectado, criando facilidades àqueles profissionais no quarteirão do "Az de Comer". Chegaram a correr boatos de que a praça de táxis iria ser deslocada para os Prazeres, mas tal não passou disso, e desde as 21H00 de ontem, tudo retomou o seu curso natural.

Entretanto soubemos também que a Presidência da Junta estará presente nas reuniões com a EMEL, tendo-nos sido manifestado que a sua posição de princípio é estar de acordo em que se faça alguma coisa para melhorar o estado actual do estacionamento na zona. Foram espelho disso como principais reivindicações tomadas pela Junta, o interesse em que se avançasse rapidamente com 4 parques de estacionamento público previstos, na Praça Afonso do Paço, 2 na zona da Rua Maria Pia, na Estrada dos Prazeres bem como a negociação de condições de utilização com os proprietários do parque desactivado há 6 anos, localizado na Rua de Campo de Ourique.

É assim com expectativa crescente que se esperam estas reuniões com os responsáveis da EMEL, já que até agora ninguém da Câmara Municipal de Lisboa se mostrou sensível ao sentir das populações.

Assinar petição contra as novas regras da EMEL em Campo de Ourique: clique aqui

21 comentários:

  1. Espero ver todos os comentadores lá, no dia 29 - incluindo o prezado André-Amiguinho-do-Ambiente-e-das-Criancinhas-e-com-horror-a-carros :-)

    Para aqueles que estão contra este caos imposto por acto administrativo, preparem-se para ouvir muito paleio da treta, de que isto é para beneficiar os residentes, etc etc. Mas vale a pena lá ir e intervir.

    Entretanto, acho que toda este história revelou que existe um potencial de mobilização das pessoas de Campo de Ourique na defesa dos seus legítimos interesses que não deveria ser desperdiçado apenas com comentários num blogue (sem qualquer desrespeito para com o nosso anfitrião e a sua muito louvável iniciativa). Talvez fosse boa ideia promover-se alguma reunião, mesmo ao vivo e a cores, para que na quarta-feira não vá cada um simplesmente puxar a brasa à sua sardinha e haja ideias bem assentes. Nem que seja no jardim da Parada (forneço apoio logístico e café lol). Sem partidarismos nem políticas nem merdas, apenas cidadãos preocupados com o bairro em que moram. Tim, achas que estás à altura de desafiar e mobilizar esta malta?

    ResponderEliminar
  2. Eu alinho numa reunião com esse teor se se realizar no Sábado ou Domingo!!

    ResponderEliminar
  3. João Freire pedófilo do Jardim da Parada24 de julho de 2009 às 18:03

    João Freire é de muito baixo nível esse seu comentário...

    ResponderEliminar
  4. Devido à hora a que estamos de 6ªf., penso que seria mais fácil mobilizar as pessoas para um encontro preliminar, na próximo domingo. Podem utilizar este espaço à vontade para tentarmos acertar uma hora, logo que isso esteja pronto farei um post a convocar as pessoas, não dispensando no entanto as boas vontades individuais para passarem palavra aos vossos conhecidos, uma vez que não tenho a noção de qual a capacidade de mobilização imediata deste meio.

    ResponderEliminar
  5. Não necessito de sessões de esclarecimento para nada. Neste ponto estou mais do que esclarecido: NÃO PAGO!
    E a máquinas também vão todas com o caralho, por isso é melhor avisar os senhores da EMEL para retirar as máquinas que cá puseram se não querem ficar com elas.
    Em vez de ir a essas reuniões de esclarecimento deviamos era agendar uma reunião onde se trocassem impressões em como inutilizar as máquinas mais facilmente.

    ResponderEliminar
  6. vivi em Campo de Ourique durante bastantes anos, e sempre me impressionou a selvajaria do estacionamento, a mania dos residentes terem os carros todos que queriam e poder espetar com eles dias inteiros na ferreira borges, com prejuízo para os comerciantes.

    quem tem 1 carro não paga nada, quem tem dois paga uma ninharia.

    o que querem mais? que eu tenha pena de quem tem 3 (TRES) carros?!!! porra, 3? então e quem tem 3 não tem dinheiro para pagar um lugar no estacionamento do mercado? querem tudo à borla?

    ResponderEliminar
  7. O Ultimo anónimo que respondeu não está a ver bem o qeu estamos aqui a dizer. Não estamos a falar do valor anual. É que os residentes pagam tambem parquimetro em determinadas ruas. E agora já comprende?

    ResponderEliminar
  8. se pagam parquímetro de dia em ruas que têm estabelecimentos comerciais, digo-lhe já que me parece bem e que até é bom para os moradores de Campo de Ourique.

    e digo-lhe porquê: isso é fundamental para a sobrevivência do comércio local. e sem comércio local campo de ourique perde a vida e o valor que tem, e em pouco tempo perderá também a segurança e os valores dos imóveis descem.

    temos de olhar para campo de ourique no seu conjunto, não só para os residentes mas também para o comércio local.

    os moradores deviam era apertar com a câmara para conseguir junto do concessionário do parque de estacionamento na igreja de santo condestável melhores condições para os moradores. é um escândalo aquilo estar construído em terrenos públicos, com direito de superfície, a pretexto do interesse público, e depois não ter condições favoráveis para moradores.

    não dá para querer continuar a estacionar à borla o número de carros que quiserem nas ruas de campo de ourique - ainda não se deram conta de como isso está a dar cabo de campo de ourique e a prejudicar a vossa qualidade de vida?

    poucos anos depois de ter saído de campo de ourique, ainda hoje me dá raiva pensar na forma selvagem como os carros me impediam de usar os passios e aproveitar tudo aquilo que campo de ourique dá e podia dar.

    acordem, olhem para as outras cidades da europa. isso é terceiro-mundista.

    não me leve a mal, digo-lho com todo o respeito e a melhor das intenções.

    ResponderEliminar
  9. Estes moradores só olham para o seu umbigo! Sózinhos no mundo.

    ResponderEliminar
  10. Por mim, no domingo dá, desde que seja para o final do dia. Até lá, estarei fora de Lisboa (sim, é verdade, pessoal, vai ficar vago um pequeno lugar na Artilharia 16!! "Amandem-se" a ele!), vou ver se vou espreitando isto de vez em quando.

    ResponderEliminar
  11. Com que então já não se pode ter 2 ou 3 carros.... Não chega estar a pagar por eles, pagar para se deslocar para outras zonas (sim, porque os transportes funcionam muito bem neste país), ainda tem que se pagar uma renda anual ao país que não faz mais nada que extorquir-nos dinheiro à força toda... Sinceramente...

    ResponderEliminar
  12. Só 2 ou 3... porque não 6 ou 7?! Não queira quartar a minha liberdade! Se moro na minha rua devia ter o direito de ter o número de carros que me dá na gana! Não cabem? Não faz mal a CML tem que me resolver o problema! Eu já pagos os meus impostos.

    ResponderEliminar
  13. Se uma família com 2 pais e 2 filhos, cada um a trabalhar no seu lugar, está-se à espera que só tenham 1 carro?! Vivemos em que mundo??? Também pago os meus impostos e tenho direito a ter carro, tal como o meu pai, ou mesmo como o senhor....

    ResponderEliminar
  14. Moro no primeiro quarteirão da Pereira e Sousa junto à Ferreira Borges pelo que poderia dizer que não sou afectado. Deixem-me no entanto enumerar o que espero desta medida da EMEL depois de uma pequena reflexão.
    * Um muito maior número de carros a tentar estacionar nas ruas de estacionamento não rotativo.
    * A não existência de fiscalização da EMEL nas ruas sem parquímetros.
    * A transformação das ruas sem parquímetros em ruas de estacionamento em espinha dos dois lados e em cima do passeio ou de segunda fila caótica devido às migrações de estacionamento.
    * Um imposto anual de 12 €.

    ResponderEliminar
  15. É triste ver pessoas miupes, que não percebem que tem que haver limites de parte a parte, mas medidas destas devem ser tomadas com conta e medida, não impostas porque sim...

    ResponderEliminar
  16. É triste ver pessoas que não sabem escrever "míopes".

    ResponderEliminar
  17. Ainda mais triste, é ver parvalhões que se preocupam com erros ortográficos em vez de se preocuparem com as atrocidades que são praticadas neste Portugal...

    ResponderEliminar
  18. Os erros ortográficos são atrocidades... Contra a lingua materna. Um dia, andarão os nossos netos a discutir se devem ou não pagar para estacionar a nave espacial à porta de casa e discuti-lo-ão (salvo cataclisma ou invasão espanhola) em Português.

    ResponderEliminar
  19. Caros vizinhos:

    A linha Amarela do METRO vai-se estender para a Estrela, Infante Santo e Alcântara e para Campo de Ourique vai a linha vermelha. Porque é que ninguém fala disto? Estão completamente obsecados com o carro! Será que ninguém se deu conta da existência de transportes públicos? Ninguém se interessa pelos projectos públicos que vão alterar radicalmente a mobilidade dos municipes na zona de Campo de Ourique & Amoreiras?!

    Mais: é verdade que muitos dos que vivem centrados no carro são hostis e até ameaçam quem quem ambiciona por uma mobilidade sustentável.

    ResponderEliminar
  20. Não sei o que a Sandra faz na vida; mas lá que sabe fazer spam não restam dúvidas. Todos os posts inundados com a novidade que já toda a gente sabe há pelo menos 10 anos...

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue