Recomendado

Revolta contra a EMEL e a decisão de alterar regras de estacionamento, renovar cartões de residente mediante pagamento anual de 12€ e outras malfeitorias.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Decidido iniciar a fiscalização a 1 de Outubro


Os efeitos que as manifestações de desagrado para com as medidas que a EMEL se estava a preparar para aplicar em Campo de Ourique, tiveram agora o fim da sua primeira fase, depois da reunião tida ontem com representantes dos comerciantes e moradores.

Ficou assente a gratuitidade para os moradores, tanto nas zonas tarifadas servidas por parquímetros, como naquelas onde não houver fiscalização. Devido a condicionalismos económicos, a EMEL não está em condições de equipar toda a zona do bairro com parquímetros nem exercer fiscalização. Deste modo, optou por ir instalando os equipamentos à medida que isso seja viável para as suas posses. Na prática, pode-se dizer que para os moradores não haverá grande alteração ao que estava a verificar-se anteriormente, passando o estacionamento a ser pago apenas por quem não dispuser de identificativo de morador válido. Estes dísticos irão continuar a ser emitidos também na Junta de Freguesia de Santo Condestável, pelo menos até fins de Agosto.

Entretanto, e até à data em que entrará em vigor a fiscalização para cumprimento destas medidas (1 de Outubro de 2009), os fiscais limitar-se-ão a sensibilizar os proprietários dos carros que encontrarem estacionados sem dístico, para a necessidade de se precaverem com a sua exibição no caso de serem residentes, de modo a evitarem penalizações por estacionamento indevido.

Outras questões como o custo e renovação dos dísticos, bem como preços para viaturas adicionais por fogo, não estando no âmbito das prerrogativas da EMEL, são pontos que neste momento aguardam decisão por parte do executivo camarário ou eventuais alterações forçadas por mudanças pós-eleitorais das cores políticas.

28 comentários:

  1. estive na reunião e como todos ouvimos, a EMEL não invadiu Santa Isabel por falta de acordo com a Junta de Freguesia, ao contrario do que aconteceu em Santo Condestavel!!! Tambem ouvimos dizer que iam ser retiradas as placas de uma certa rua pois a mesma pertencia à Lapa...
    portanto se a EMEL cá está é porque obteve o acordo da Junta de Freguesia....
    Será que temos que nos zangar, fazer perguntas, e manifestar revolta perante a EMEL ou a Junta de Freguesia?
    Alguem me esclareça por favor!!!

    ResponderEliminar
  2. Quando se diz "...para os moradores não haverá grande alteração ao que estava...", não se está a ser correcto. Não havendo instalação de parquimetros em todo o bairro, o que vai acontecer é que quem visitar vai estacionar onde não há parquimetro, pois ai será gratuito, quem não tiver dístico, porque não quer pagar 12€, vai estacionar onde não houver parquimetro, e por aí adiante.

    Vamos ver a Ferreira Borges sem carros, bem como o Jardim da Parada, ficando todas as ruas da zona poente do bairro sempre ocupadas.Vamos continuar sem passadeiras para os peões (aqui sim "...para os moradores não haverá grande alteração ao que estava...") pois a polícia não multa (alias, porque é proibido durante a noite, como já alguém escreveu neste blog).

    Não deveria ser implementada qualquer alteração a nível de EMEL (pois no que diz respeito à aplicação do código da estrada, penso que nem se coloca sequer a questão de que, o mesmo deveria já há muito estar a ser aplicado no bairro) sem que todo o bairro fosse coberto com parquimetros.

    ResponderEliminar
  3. Continuamos com o mesmo problema, existirá, até a EMEL ter dinheiro para todos os parquímetros a haver moradores de 1ª e de 2ª, pois agora quem já comprou o dístico fica a saber que se calhar não era preciso ter comprado já e só para o ano porque nos entretantos podemos estacionar onde não há parquímetros e não sermos multados.
    E está-se mesmo a ver que o merdas do nosso presidente de junta (que tenho a consciência tranquila que não foi com o meu voto que ele lá está) queria as ruas alcatroadas sem que a junta gastasse dinheiro e vir para as revistas dizer que deixa obra feita, feita à custa do nosso dinheiro, sim porque para termos as ruas alcatroadas temos de pagar o dístico e não dá para tudo, agora dá para alcatroar, quando já não houver dinheiro para parquímetros eles encontraram outra forma de sacar mais para o devido efeito, sim poruqe uma vez lá instalados não há presidente da junta que trave o "poder" da EMEL como o sr Júlio almeida disse que tinha.
    Isto é tudo uma fantochada! Deveria de ser abolido dísticos e EMEL até haver soluções viáveis 1º para estacionar o que existe, ou estão à espera que o pessoal comece a vender os carros para haver menos na zona???

    ah! e já agora, espero que os justiceiros deste bairo que tanto querem passadeiras livres, que não pensem sequer a atravesar a rua a meio quando eu estiver a andar de carro. Se querem as passadeiras livres para passar então passem nelas e não no meio dos carros "só para ir à loja da frente"

    ResponderEliminar
  4. BOA! VAMOS CONTINUAR A VIVER NA SELVAJARIA!! ESPECTACULAR!!

    ResponderEliminar
  5. Volto à carga!
    Se a Junta de freguesia (ou o Sr.Presidente...)nunca tivesse chegado a um acordo, a EMEL teria ido fazer negócios para outro lado...
    E agora oferece-nos um doce...Refazer o pavimento das ruas...De repente, tudo acontece!!!
    Sr. Presidente, por favor não crie um cancro ao seu substituto!!!

    ResponderEliminar
  6. Em virtude do artigo só falar dos residentes.
    Será possível informar-me quais as deliberações para os comerciantes.

    ResponderEliminar
  7. A situação dos comerciantes passa a ser idêntica à dos residentes. Uma vez detentores de um dístico, não pagam estacionamento nesta zona.

    ResponderEliminar
  8. Agradeço a sua informação Tim. E bem haja por este espaço.

    ResponderEliminar
  9. tim,
    podia-me esclarecer sobre a minha duvida desta manhã ??? Aquem reclamar? EMEL ou Junta???

    ResponderEliminar
  10. JAV
    Creio que a iniciativa teve origem na EMEL, que achava ser esta a zona ideal para fazer as suas experiências.
    Acho que nas reuniões realizadas nos Salesianos, foram apresentadas todas as críticas que havia a fazer, tanto à EMEL como à Junta naquilo que era das respectivas responsabilidades.
    A partir daqui não sei mais que lhe dizer...

    ResponderEliminar
  11. Tim, agradeço também esta iniciativa. Têm de ser os movimentos cívicos a pôr alguma ordem nesta ilimitada apetência para a ganância. Eu suponho que a EMEL terá tido a complacência da Junta de Freguesia. Só pode. O que torna tudo ainda mais complicado. O sistema apresentado pela EMEL é simplesmente absurdo e não podemos aceitá-lo. Gostava de saber que tipo de gente é esta que inventa estes sistemas. Não queremos parquímetros em Campo de Ourique, nem em sitema misto nem noutro sistema qualquer. É necessário boicotar esta iniciativa da EMEL. E que raio pode significar isso da implementação de um sistema pedagógico? A EMEL vai ensinar-nos como devemos desactivar os parquímetros? Essa é que era uma boa pedagogia. Mas nós podemos mostrar à EMEL que a EMEL não tem qualquer legitimidade para colocar parquímetros nem em Campo de Ourique nem noutro sítio qualquer. Que forma triste e sórdida que a Câmara de Lisboa arranjou para sacar dinheiro aos lisboetas...

    ResponderEliminar
  12. O Gonçalves (da Junta) está a pensar no futuro dos seus. É que ele vai para a assembleia municipal ganhar muito mais e fazer muito menos (será possível?) e tem de dançar conforme a música para que, além das senhas de presença, lhe vá pingando por "outras telhas"... O homem já não tem grandes aspirações, mas a filha ainda é moça nova e tem as suas necessidades...

    ResponderEliminar
  13. Agradeço que não se utilizem comentários no limite da ofensa pessoal ou difamação. Este tipo de comentário agora colocado, dá ideia de uma revindicta pessoal e despropositado. Encontram-se muitos sítios na net onde se poderá fazer política, este não será o local mais apropriado.

    ResponderEliminar
  14. Ora bem, boa tarde a todos. Estive na reunião como residente que sou, e ouvi o presidente da Junta dizer no fim que ía solicitar à CML a suspensão imediata de todo o processo. Passados estes dias, fui ao sítio da Junta em busca de noticias e nada. Nem sequer consta qualquer noticia sobre o que aconteceu nas reuniões. Enviei um mail a " refilar". Penso que não podemos perder o contacto nem este movimento que se criou. Na freguesia há bastantes assuntos que merecem ser falados e mexidos por quem cá mora...Por isso, Tim, obrigada e obrigada a todos que participam !
    fernanda

    ResponderEliminar
  15. Ó Tim, não acho nada que seja ataque político nem difamação aquilo que eu disse.
    Sendo o Gonçalves nosso vizinho é natural que saibamos estas coisas. Eu acho que você também sabe que é verdade...

    ResponderEliminar
  16. Isto é uma completa palhaçada, temos de demonstrar aos Sres. EMEL que não nos estão a dar nenhuma esmola com o seu "dístico" pois para os que temos mais de 3 viaturas por fogo sai bastante caro, sou totalmente em contra de dar um único cêntimo a "ordenação" do estacionamento pela EMEL em Campo de Ourique, temos que fazer como no passado e impossibilitar-lhes o trabalho, os parquímetros são bastante vulneráveis... :)

    ResponderEliminar
  17. o melhor mesmo é arrancar os parquimetros durante a noite!!

    ResponderEliminar
  18. Caros amigos: Já conhecem o movimento "O Meu Voto, em Troca da Moralização da EMEL"? Tem como objectivo fazer ver aos candidatos às próximas eleições autárquicas de 11 de Outubro que não iremos votar em nenhuma candidatura que não se proponha "moralizar" a EMEL, e visa sobretudo combater a obrigação de pagamento do "cartão de estacionamento de residentes". Gostaria de vos enviar o "manifesto" desse movimento mas, para isso, preciso de uma mora de e-mail, ou alguma outra forma de vos poder fazer chegar um ficheiro anexo...
    Um abraço a todos e continuação de boa luta anti-EMEL! Até Breve,
    PFR

    ResponderEliminar
  19. Pode enviar o anexo para tim at seo-top-10.com
    Obrigado

    ResponderEliminar
  20. Caro Tim: não consigo enviar a mensagem com o tal anexo (recebi a resposta: "maillbox is full"...). Alternativa?

    ResponderEliminar
  21. Estou a tentar enviar para tim(at)seo-top-10.com

    ResponderEliminar
  22. Convite de adesão ao (Pseudo) Movimento Cívico “O MEU VOTO, EM TROCA DA MORALIZAÇÃO DA EMEL”

    Caro(a) Amigo(a),

    Se mora numa zona de Lisboa onde o estacionamento automóvel na via pública é controlado pela EMEL, então provavelmente já se deparou com a “novidade” de ter de passar a pagar, todos os anos, pelo “cartão de residente”, a que anteriormente tinha direito (praticamente) sem custos. Parece-lhe bem?

    Quando em 1995 foi criada a EMEL, ficou reconhecido aos residentes nas zonas de estacionamento controlado pela EMEL o direito (inquestionável, acreditámos na altura...) a estacionar sem pagar na respectiva área de residência, sendo atribuído um dístico que tinha a duração de alguns anos, e sem haver limite do número de viaturas por fogo. Desta forma, a EMEL conseguiu introduzir-se tranquilamente em muitos bairros lisboetas, com o “beneplácito” dos moradores.

    Passados cerca de 10 anos, em 2006, foi aprovado um novo Regulamento Geral das Zonas de Estacionamento de Duração Limitada e das Zonas de Acesso Automóvel Condicionado, que veio alterar por completo o reconhecimento do direito ao estacionamento gratuito dos residentes em “zonas EMEL”, passando a ser obrigatório o pagamento de tarifas anuais para emissão dos “cartões de estacionamento de residentes”. Os valores envolvidos chegam aos 323,00 € por ano, para uma casa com 4 viaturas atribuídas (o que é fácil, numa família de pai, mãe e 2 filhos maiores, por exemplo). E não é permitido ter mais de 4 viaturas atribuídas ao mesmo fogo! Porquê!?

    Para que se saiba, este “novo” Regulamento foi aprovado em Assembleia Municipal com os votos a favor do PPD/PSD e do CDS, votos contra do PS e do Bloco de Esquerda e abstenções do PCP, do PEV e dois votos do PPD/PSD, conforme se pode verificar pela consulta do Boletim Municipal n.º 663 (2º Suplemento), de 2 de Novembro de 2006, onde foi publicado pela primeira vez o novo Regulamento.

    Para que serve o pagamento do “cartão de residente”? Que efeito prático tem este pagamento na “gestão dos espaços públicos”? Porquê que os residentes em zonas EMEL têm de ser penalizados por esse facto, enquanto que os residentes em outras zonas da cidade têm direito a estacionamento gratuito? Porventura os residentes em zonas EMEL retiram alguma vantagem desse facto, devendo ser penalizados por isso? Têm estacionamento garantido na sua área de residência? Então, o quê que estamos a pagar? E para quê?

    É bom lembrar que este Regulamento foi aprovado por representantes dos munícipes lisboetas, democraticamente eleitos pela maioria de nós. Somos, portanto, co-responsáveis. No próximo dia 11 de Outubro haverá novas eleições para a CM de Lisboa, o que nos dá uma boa oportunidade para nos redimirmos.

    Para isso, convido-o(a) a juntar-se a um exercício de “democracia participativa”, que consiste simplesmente em enviar um e-mail a todas as candidaturas às próximas eleições autárquicas a perguntar qual é a posição “oficial” que assumem sobre esta questão e, ao mesmo tempo, informá-los de que iremos ponderar dar o nosso voto à candidatura que ofereça mais garantias de pugnar pela reposição da “moralidade” no que se refere a estas regras do Regulamento em causa, e de defender o direito efectivo de TODOS os munícipes lisboetas ao estacionamento gratuito na via pública da sua área de residência.

    Os endereços de correio electrónico das candidaturas a que foi possível ter acesso, para onde deve ser enviado referido e-mail, são os seguintes:

    - PS – “Unir Lisboa”: candidatura@unirlisboa.net; unirlisboa.info@unirlisboa.net
    - PSD / CDS-PP / MPT / PPM – “Lisboa Com Sentido”: geral@pedrosantanalopes.net
    - Bloco de Esquerda: doladodoscidadaos@gmail.com
    - CDU (PCP / Os Verdes) – “Viver Melhor Em Lisboa”: aml.pcp@cm-lisboa.pt; aml.osverdes@cm-lisboa.pt; osverdes@mail.telepac.pt

    E não esqueçam de solicitar expressamente resposta às mensagens!
    Coragem!
    PFR

    ResponderEliminar
  23. a rua Luis derouet não tem placas a dizer que pago mesmo assim tem de se pagar?

    ResponderEliminar
  24. na rua Luis derouet não tem placas a dizer que é pago mesmo assim tem de se pagar?

    ResponderEliminar
  25. Só as ruas onde estão indicações de estacionamento pago são alvo de fiscalização. Logo naquelas onde não há menção de zona de pagamento e onde aparecem placas azuis com P a branco e com uma segunda placa pequena em baixo com um desenho de um carro, são livres neste momento.

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue