Recomendado

Revolta contra a EMEL e a decisão de alterar regras de estacionamento, renovar cartões de residente mediante pagamento anual de 12€ e outras malfeitorias.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Daqui para a frente, tudo vai ser diferente?


Os resultados já obtidos com a movimentação de contestação às disposições da EMEL previstas para Agosto em Campo de Ourique, são um bom princípio para a assumpção da força que é capaz de transportar um não, dito com veemência e decisão.

Os poderes instituídos, qualquer que seja a sua emanação, têm há muitos anos decidido por sua livre vontade, sem curarem de saber se decidem a bem da população ou se só lhe causam prejuízos.

O escrutínio dessas acções, ficam muitas vezes esquecidos por quem acha que não vale a pena afrontar os poderes instituídos. Mas nem sempre assim será no futuro.

Respigando com a devida vénia estes três comentários anónimos, penso que eles sumarizam bem aquilo que dá vida a este movimento:


“Sinceramente, habituado que estava a ver as pessoas apáticas e a aceitar todos os desmandos de boca calada, nunca pensei que esta união de vontades chegasse onde chegou. Os nossos vizinhos estão de parabéns.”


“Talvez este movimento espontâneo que se gerou ajude a quebrar esta submissão a que os portugueses têm estado sujeitos. Quem sabe se este pequeno episódio não será um parágrafo na nova História, que tantos ainda têm esperança, venha a ser escrita pelo portugueses e por Portugal.”


“Caros vizinhos, conseguimos uma vitória mas não ganhámos a guerra, temos de continuar atentos e vigilantes e fazer com que a legalidade se mantenha no nosso bairro, sem descriminações bizarras criadas nos maquiavélicos gabinetes dos que se governam à nossa custa.
Preparemo-nos para as próximas lutas que se aproximam. É que esta novela ainda não acabou!”

Dissemos já que isto era apenas o princípio. Não podemos abrandar venha aí Agosto ou as férias. Este espaço irá continuar aberto a todas as opiniões expressas com urbanidade e desejo de construir um tempo melhor. Daremos também guarida a outras indignações contra aquilo que sentimos ser injusto, ser prepotente, ser um atentado ao bem viver de quem sente que a sua voz é fraca para ser ouvida por quem devia ouvir. Participe e reporte, vamos fazer com que não sejam só murmúrios, vamos tornar melhor o mundo que nos deixaram.

12 comentários:

  1. Muito bem, cá estou e em conversa sobre este blog hoje, acho que vamos ser cada vez mais :)
    e quem não gosta de Astérix em acção.

    Um Bairro povoado por irredutíveis (residentes) que ainda resistem ao invasor. E a vida não é nada fácil para as guarnições de legionários romanos nos campos fortificados.

    Este é o prólogo de todas as edições dos livros de Asterix.

    O personagem reside, com seus amigos, em uma pequena aldeia na Armórica ao norte de (Lisboa), resistindo ao domínio romano. Para enfrentar as legiões, contam com a ajuda de uma poção mágica, que lhes dá força sobre-humana(união), preparada pelo druida Panoramix. A exceção é Obelix, que caiu dentro de um caldeirão com a poção quando ainda era bebê, e por isso adquiriu permanentemente a superforça.

    Já ganhamos pela metade
    Espermos pela continuação...

    ResponderEliminar
  2. Caro Tim, tenho andado a pensar que isto bem que poderia ser o embrião de uma Associação de Moradores de Campo de Ourique, com personalidade jurídica, poder, dinamismo e capacidade de mobilização para fazer chegar os interesses de todos nós junto de quem governa a cidade. Pensem nisso. Não é uma coisa que se crie do pé para a mão, mas se houver vontade e ideias nesse sentido, está perfeitamente ao nosso alcance. A parte jurídica (estatutos, registo, etc.) até é o mais fácil.

    ResponderEliminar
  3. João Freire,
    É uma boa sugestão, podemos deixá-la a arregimentar vontades e talvez se consiga criar mais depressa do que pensemos. Vamos esperar e ver.

    ResponderEliminar
  4. Já ouvi falar na Associação de Moradores de Campo de Ourique e gostava de participar e fazer parte, alguém me sabe dizer mais alguma coisa sobre este assunto? Obrigada

    ResponderEliminar
  5. Fui "aconselhada" por um policia, a mudar de casa porque "no sitio onde ele mora há muito estacionamento e casas para vender". Visto que a minha familia é habitante deste bairro desde bastante antes da republica,e eu orgulhosamente continuo o legado, gostava muito que essa Associação fosse fundada.
    Não só para melhorar o futuro como para preservar o passado.

    ResponderEliminar
  6. Contem comigo para a associação de moradores.
    Caro último anónimo,esse policia deve morar num sitio fantástico para estar assim às moscas.
    Campo de Ourique está cheio porque é um sítio fantástico para morar. E é por aqui que ficarei independentemente dos bitaites dos policias.

    ResponderEliminar
  7. Para quem tiver tempo aqui ficam as regras que teremos de cumprir para criar a ssociação de moradores de campo de ourique:
    Legalização de uma Associação de Moradores

    A Constituição Portuguesa reconhece aos Moradores o direito de se associarem para defesa dos seus interesses comuns.
    Para o efeito, ficam aqui registados os passos essenciais que devem ser dados para esse fim:


    Convocação informal de uma reunião de Moradores para nomeação de uma Comissão Instaladora, comissão esta que se encarregue das formalidades que se seguem.
    Normalmente as escolas, clubes ou outras entidades locais disponibilizam, sem encargos, uma sala apropriada.


    Redacção dos Estatutos. Fixação do montante das “jóias” e “quotizações”.
    Em funcionamento normal, as despesas mais significativas são as fotocópias, expedição e portes das informações e circulares para todos os Associados.
    As outras despesas, como por exemplo, almoços, visitas de estudo, etc. poderão ser pagas à parte pelos interessados, quando da sua realização.


    Escolha da Sede Social provisória (poderá ser a residência de um associado).


    Obtenção do certificado de admissibilidade da denominação social (Ministério da Justiça - Registo Nacional de Pessoas Colectivas, pode ser pedido por qualquer dos mandatários);
    No pedido, devem-se indicar, pelo menos, 3 nomes, por ordem de preferência.


    Escritura notarial de constituição da Associação , registo dos estatutos e nomeação dos Orgãos Sociais para o 1º mandato (é tudo feito num só acto notarial)- É necessária a presença de todos os outorgantes (normalmente os membros da Comissão Instaladora)
    Registo provisório de identificação de pessoa colectiva (NPIPC) – válido por 6 meses.


    Registo definitivo do Nº de Pessoa Colectiva (NIPC) e obtenção do cartão de identificação respectivo.


    Após a constituição da Associação, a Direcção nomeada deverá providenciar a abertura de uma conta bancária e a obtenção de um "apartado" de correio (importante para manter a comunicação com os associados).
    Para qualquer destes actos, é necessário o cartão de pessoa colectiva e uma cópia da acta da reunião da Direcção, delegando poderes de assinatura a um ou mais dos seus membros.
    As referências respectivas, i.e. nº da conta (para depósito de joias e quotizações) e nº do apartado (para envio de correio) devem ser comunicados, por carta-circular, a todos os associados.

    Contem comigo para o que for necessário, é melhor termos tudo legal para termos ainda mais força.

    ResponderEliminar
  8. É lamentável e sintoma de pobreza cultural em Campo de Ourique que o móbil para a constituição desta associação de moradores tenha sido a ameaça ao "direito" a estacionar o carro à porta de casa. Que tristeza para este bairro, onde a qualidade de vida podia verdadeiramente melhorar, se os que nele vivem quisessem... mas tudo o que querem é continuar a atafulhar o bairro de carros nos passeios, nas passadeiras, nos cruzamentos, em segunda fila... que tristeza!

    ResponderEliminar
  9. Sr Paulo então diga lá de sua justiça o que é o seu móbil para haver uma verdadeira melhoria da sua qualidade de vida, ah, não se esqueça que a partir de agora só pode passar nas passadeiras , nada de passar entre os carros que para os peões é proibido e pode ser multado, nem que seja com o carro que está a passar no asfalto que é o lugar apropriado para circular com a viatura, ou não? se calhar tb vai ser proibido andar de carro em CO vamos fazer como a baixa tudo em passeio e o comércio que se f...., e que se vendam os carros e que se comprem bicicletas e....olhe vão todos passear e deixem o bairro e os carros como estão, preocupem-se com a merda dos cães no passeio, com a relva que é preciso cortar, no tratamento de jardins e espaços para o pessoal pequeno brincar, preocupem-se com o policiamento à noite, preocupem-se com os buracos no passeio, .... como vêem à verdadeiramente coisas mais importantes para melhorar verdadeiramente a qualidade de vidan do que a merda dos carros, que só se verifica a partir das 17h até de manhã.

    ResponderEliminar
  10. Acho a ideia de uma Associação de Moradores de Campo de Ourique, ou Amigos de Campo de Ourique, fantástica. Aliás, já tinha pensado nisso, mas tomar iniciativas dá trabalho. Parabéns a quem ousa. Não concordo com o Paulo quando refere o sintoma de pobreza cultural em Campo de Ourique. Paulo, bem pelo contrário. Se em Campo de Ourique não houvesse alguma riqueza cultural a EMEL já tinha levado a sua para a frente e ninguém tinha ripostado. É verdade que o tuga por natureza é indolente, mas mais vale tarde que nunca e para iniciar um movimento cívico tanto faz que seja pelos carros, ou pelos cães, ou por outra coisa qualquer. O importante é começar e outras coisas virão. Tenho-me lembrado nos últimos dias muitas vezes de uma crónica que o Miguel Sousa Tavares escreveu sobre Campo de Ouriqe e que dizia mais ou menos isto: se querem fazer alguma coisa por Campo de Ourique deixem estar tudo como está. Lamento se não foram estas as palavras exactas, mas era esta a mensagem. Quanto a isso não há dúvidas. Campo de Ourique é neste momento se não o melhor um dos melhores bairros de Lisboa para se viver. Mas é assim porque o bairro é assim. Se passar a ser diferente, o bairro passará a ser um bairro como outro qualquer. E isso sim seria mesmo uma pena.

    ResponderEliminar
  11. Ester,
    Tem toda a razão,e disse quase tudo ao Paulo...
    Faltou só dizer-lhe que se é aquela a sua opinião, que vá para outro bairro com menos pobreza cultural que o nosso. Ele deve pertencer lá e não nos faz cá falta.
    Obrigado a todos os que participam aqui

    ResponderEliminar
  12. A ideia de uma associação de moradores é excelente, pode ter começado de uma acção que não agrade a todos os moradores, uma vez que também existe que odeie ou inveje os carros dos outros. Por outro lado esse assunto é uma gota de água nas coisas que estão erradas no nosso Bairro, como os presentes dos cães, a falta de segurança, a questão pertinente do centro de saúde. Das varandas e telhados que ameaçam e vão caindo, da falta de higiene das ruas de Campo de Ourique há quanto tempo é que não se vêem equipas da Câmara a lavar as ruas, o desaparecimento dos ecopontos de algumas ruas. O caso do Europa, e do Paris, entre muitas outras coisas que todos os dias como morador vou verificando. Por isso e muito mais os moradores devem unir-se e falar a uma só voz para requalificar o nosso Bairro de Campo de Ourique.

    ResponderEliminar

Arquivo do blogue